07 jan 5 cuidados para o intolerante à lactose ter nas férias!
Alguns cuidados são imprescindíveis nesta época. Aprenda quais são eles!
As férias são o período mais esperado de um longo ano de trabalho. Por isso, tudo o que a maioria das pessoas deseja é relaxar e desligar a cabeça das preocupações. Mas ainda assim, é necessário ter cuidado e atenção quando o assunto é saúde, não é mesmo? Especialmente para quem tem algum tipo de intolerância alimentar, esse cuidado é ainda mais importante no período das férias.
Para te ajudar a relaxar e também manter a saúde em dia neste período, que tal conferir dicas de cuidados que todo intolerante à lactose precisa ter nas férias
Você está de férias, mas mantenha a rotina
Rotina. Essa é uma palavra de ordem para quem enfrenta algum tipo de intolerância alimentar, como a intolerância à lactose. É a rotina que ajuda a identificar situações de risco, minimizar contaminações cruzadas e garantir uma alimentação saborosa e saudável todos os dias.
Por isso, mesmo que você esteja de férias e não queira se preocupar com horários, um pouquinho de rotina não faz mal a ninguém, certo? Por isso, tente fazer todas as refeições principais do dia (café da manhã, almoço e jantar), preferencialmente em casa ou em algum ambiente que se sinta seguro.
Cuidado com os exageros (mesmo nos pratos leves)
Algumas pessoas costumam exagerar com a alimentação no verão. O fato de que os pratos mais leves são mais saudáveis traz a impressão de que é possível comer à vontade. Mas não é bem assim. Mesmo pro intolerante à lactose, não significa que as refeições sem o açúcar do leite são menos calóricas.
Por isso, atente-se a quantidade de alimentos que você consome durante as refeições. Mesmo que encontre várias opções de refeições leves sem lactose, selecione seus alimentos favoritos e faça o consumo consciente!
Faça uma lista dos restaurantes seguros para frequentar
Vai viajar? Um hábito que é super importante para o intolerante à lactose é fazer uma lista dos restaurantes e outras praças de alimentação confiáveis. Essa listinha, além de deixar mais eficiente a escolha do local para comer, vai permitir que você escolha qualquer item do cardápio sem se preocupar em explicar para o garçom ou chef que é preciso ter cuidado com possíveis contaminações cruzadas.
Sempre que possível, coma em casa
Comer fora é sempre bom, mas comer em casa é muito mais seguro para o intolerante à lactose. E quando falamos em casa, não significa que você não poderá viajar, mas que é sempre melhor fazer algumas refeições no local que alugou – ou até mesmo no hotel – quando quiser garantir a sua segurança alimentar.
Como você vai escolher seus ingredientes e, muito provavelmente, preparar as suas receitas, as chances de ingerir algo contaminado com lactose será bem menor.
Valorize os alimentos da estação
Os alimentos da estação são aqueles que estão em alto período produtivo em uma determinada época do ano e que, por conta disso, também estão mais baratos e em abundância no mercado. A grande vantagem é que eles são todos de origem vegetal (frutas, legumes, cereais) e não oferecem risco de contaminação com a lactose se você prepará-los sem adicionar ingredientes lácteos ou em ambientes em que existem esses produtos.
Por isso, eles são opções seguras para você consumir nas suas férias. Além disso, para aproveitar o melhor sabor e aroma dos mesmos, que estão em alta nessa época do ano!
Esses são apenas alguns dos cuidados que o intolerante à lactose pode adotar nas férias. Quais cuidados você costuma ter, que não citamos aqui? Conte para a gente!
Sem Comentários