A intolerância à lactose pode atrapalhar na digestão de outros alimentos?

A dificuldade de digestão de outros alimentos pode ir muito além da intolerância à lactose. Confira!

A intolerância à lactose é uma condição que se relaciona com a dificuldade que um indivíduo tem de digerir o açúcar do leite. Essa dificuldade, que pode estar relacionada com uma redução da produção da enzima lactase, pela ausência da produção da mesma, ou por uma consequência de outras condições gastrointestinais, resultam em sintomas desagradáveis para os indivíduos que consomem alimentos lácteos.

Mas se eu tenho intolerância à lactose e mesmo assim mantenho a ingestão desse açúcar presente no leite e derivados, posso ter problemas na digestão de outros alimentos e nutrientes na minha rotina?

Os FODMAPS e sua relação com a saúde gastrointestinal

A ciência da alimentação e nutrição tem estudado, por algum tempo, um grupo de carboidratos que eles denominaram de FODMAPS. O termo, que em inglês se remete aos carboidratos fermentáveis (dissacarídeos, oligossacarídeos, monossacarídeos e polióis), ajuda a determinar um grupo de alimentos ricos nesses nutrientes que não são absorvidos de maneira completa ou correta pelo intestino, levando ao desenvolvimento de muitos sintomas desagradáveis em todo o trato gastrointestinal.

Os FODMAPS, quando ingeridos por indivíduos que apresentam dificuldade na digestão dos mesmos, podem levar ao desenvolvimento de intolerâncias alimentares, gases, diarreia, inchaço abdominal, constipação, mal estar, azia, má digestão e má absorção de nutrientes. Para isso, o tratamento dos sintomas é feito com a ajuda de uma dieta baseada na redução da ingestão de alimentos fonte desses tipos de carboidratos (como alguns grãos, legumes, frutas e laticínios).

A lactose é apenas um desses alimentos

Alimentos que contém lactose estão relacionados no grupo de FODMAPS e, por isso, a atenção a esse tipo de açúcar tem se tornado cada vez maior por parte dos profissionais da saúde. Entretanto, muitos dos sintomas típicos de uma intolerância à lactose podem ser causados por um outro FODMAP presente na refeição que está sendo consumida. Quando se exclui a lactose da alimentação mas os sintomas gastrointestinais persistem, é sinal de que pode existir um outro composto nutricional que está levando ao desenvolvimento desses desconfortos. Exatamente por isso, o profissional da saúde deve investigar e explorar todas as possibilidades para chegar a uma proposta de tratamento eficiente.

Sintomas podem se agravar com a ingestão de diferentes alimentos

A intolerância à lactose, quando não tratada e levada a um estágio extremamente grave de sintomas gastrointestinais, pode levar a um quadro clínico que prejudica significativamente a capacidade absortiva do intestino. As vilosidades presentes no trato gastrointestinal podem se lesionar, tornando mais difícil para ele absorver nutrientes provenientes de outros alimentos e que são importantes para a manutenção da saúde. Por isso, a intolerância à lactose não tratada pode sim ter influência na digestão de outros alimentos.

Entretanto, ao discutir esse assunto não podemos deixar de lado o papel dos FODMAPS nessa parte do funcionamento do organismo. A ingestão dos carboidratos fermentativos citados no início desse texto podem levar ao desenvolvimento de sintomas cumulativos, que podem dificultar o tratamento de várias das condições relacionados a uma intolerância alimentar.

Por isso, mesmo que o tratamento de uma possível intolerância à lactose esteja sendo realizado, se você continua ingerindo alimentos ricos em outros FODMAPS que não digere com facilidade, é natural que seu corpo continue sofrendo com os sintomas – e tendo ainda mais dificuldades para absorver nutrientes importantes para a saúde.

O profissional da saúde responsável pelo diagnóstico da intolerância à lactose, portanto, precisa estar atento para outros possíveis alimentos que podem também ser responsáveis pelos sintomas gastrointestinais do paciente.

A intolerância à lactose, portanto, pode sim influenciar na digestão de outros alimentos, especialmente se eles também forem ricos em outros FODMAPS não identificados pelo profissional da saúde responsável pelo tratamento. Por isso, se você ainda não teve facilidade para controlar os sintomas gastrointestinais da sua intolerância, vale a pena conversar com seu médico ou nutricionista sobre o assunto.

Você conhecia os FODMAPS?

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3388522/

Além da intolerância à lactose: a dificuldade de digerir outros alimentos

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28233394

Sem Comentários

Publicar um comentário