10 abr Seu médico já disse que a causa do seu mal estar era fruto de uma contaminação cruzada por causa da lactose?
O cuidado com a alimentação é a parte mais importante do tratamento do indivíduo que foi diagnosticado com intolerância à lactose. A retirada da lactose da alimentação reduz quase que imediatamente os sintomas da condição, originados por uma má digestão da mesma pelo organismo.
Mesmo com todo o cuidado tomado no preparo do alimento, existe o risco de contaminação cruzada. Novas receitas são um motivo de insegurança constante para pacientes que possuem uma restrição alimentar. E quando ela pode acontecer? O que é possível fazer para evitar uma contaminação?
O que é contaminação cruzada?
Contaminação cruzada é o temo utilizado para classificar uma contaminação indesejada de um alimento ou receita, por um ingrediente, composto nutricional ou químico que, inicialmente, deveria estar ausente da preparação.
Ela é o que acontece quando, por exemplo, você prepara uma receita sem lactose que, involuntariamente, pode estar contaminada com esse tipo de açúcar, por causa do ambiente em que ela foi realizada ou utensílios que estavam previamente contaminados com a mesma.
Ela pode acontecer em quais situações?
O risco de contaminação cruzada em receitas existe – e por isso é tão importante obedecer as normas de preparo de alimentos recomendados pela ANVISA (tanto em ambientes comerciais, quanto em casa).
É possível detectar riscos de contaminações cruzadas nas seguintes situações:
- Cocção de um alimento que deve estar livre de algum composto nutricional no mesmo recipiente em que outra receita, que contém o composto a ser evitado, foi preparada;
- Utilização dos mesmos utensílios de cocção na preparação de receitas isentas do composto nutricional e em receitas com o composto. Um exemplo é usar a mesma colher, panela ou até faca para usar na preparação de receitas com e sem lactose;
- Manipulação de ingredientes por um indivíduo que está fazendo receitas com e sem lactose ao mesmo tempo (mesmo que ele tenha o cuidado de higienizar as mãos entre os preparos);
- Uso de ingredientes contaminados, não intencionalmente, com lactose em uma receita isenta.
Como evitar a contaminação cruzada?
A melhor maneira de evitar por completo a contaminação cruzada de um alimento é garantir o seu preparo em ambientes completamente seguros e isentos da lactose em toda a sua extensão.
A resolução nº216/04 da ANVISA, que estabelece as boas práticas para serviço de alimentação, explica como é possível garantir a segurança da produção e distribuição de alimentos, minimizando todos os riscos relacionados a esse processo. A contaminação cruzada é abordada nesta resolução.
Para evitar a contaminação cruzada com lactose é preciso:
- Manter um ambiente separado para a produção de alimentos sem lactose;
- Estabelecer utensílios específicos para uso único em alimentos e receitas sem lactose;
- Garantir a higiene do manipulador e também garantir que ele não está manipulando alimentos com lactose no mesmo momento do preparo de receitas isentas;
- Utilizar apenas ingredientes que garantem ser 100% livres da presença desse composto.
Um pequeno e simples descuido em qualquer uma dessas etapas de preparação pode colocar em risco a produção de uma receita isenta da presença de lactose.
O que fazer quando a contaminação cruzada for identificada?
Mesmo com todos os cuidados relatados acima, existe o risco de contaminação cruzada no preparo de qualquer receita. Para indivíduos mais sensíveis, a presença de pequenas concentrações da lactose já pode ser suficiente para ativar quase que imediatamente os sintomas conhecidos da condição clínica, como desconfortos gastrointestinais, náusea e diarreia.
Quando esses sintomas são identificados mesmo que você tenha tomado o cuidado para evitar o consumo de lactose, é importante se preocupar em tratar os sintomas e garantir que, em uma próxima refeição, você tenha alimentos e receitas livres desse açúcar. Caso se sinto inseguro, a melhor opção é escolher outro alimento que não ofereça riscos, ou fazer uso da enzima para garantir um consumo sem sintomas desagradáveis.
Para deixar a sua alimentação sem lactose saudável e completa, a adição de alimentos ricos em cálcio na dieta pode ser uma boa alternativa. Que tal conhecer essa lista de saborosos alimentos fonte de cálcio para usar nas suas próximas refeições?
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
https://www.foodallergy.org/life-with-food-allergies/living-well-everyday/avoiding-cross-contact
https://www.iddba.org/training-materials/pdfs/jg-crosscontamination.aspx?ext=.pdf
https://www.foodallergy.org/life-with-food-allergies/living-well-everyday/avoiding-cross-contact
https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/65706/2/725.pdf https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/79193/2/35269.pdf http://formsus.datasus.gov.br/novoimgarq/35775/6760286_312361.pdf
https://www.einstein.br/noticias/noticia/intolerancia-a-lactose-cuidados-com-a-alimentacao
Você já sofreu algum tipo de contaminação cruzada e o médico disse ser por causa da lactose? Como foi recomendado controlar os sintomas? Conte para a gente!
Confira mais conteúdos como esse no nosso blog e fique por dentro de uma vida saudável para quem tem que conviver com a intolerância à lactose.
Sem Comentários