08 fev Como descobrir se tenho intolerância à lactose?
Você se sente desconfortável depois de beber um copo de leite ou tomar um milk-shake de sobremesa? Se o seu corpo sempre reage negativamente depois de consumir bebidas e produtos lácteos, você pode ser intolerante à lactose.
Estima-se que cerca de 70% dos adultos no Brasil sejam afetados pela intolerância à lactose. Mas como descobrir se você tem intolerância à lactose?
O que é intolerância à lactose?
A intolerância à lactose é uma incapacidade digestiva comum. Uma pessoa intolerante à lactose não é capaz de digerir a lactose, que é o açúcar que proporciona ao leite o gosto levemente adocicado.
O que causa intolerância à lactose?
O corpo produz uma enzima digestiva – a lactase – capaz de digerir a lactose. A lactase é responsável por quebrar a lactose em açúcares mais simples, que podem ser absorvidos pela corrente sanguínea.
Mas o que acontece quando uma pessoa não produz lactase em quantidade suficiente para digerir a lactose? Nesse caso, a lactose permanece no sistema digestivo onde é fermentada pelas bactérias presentes no intestino. Essa fermentação produz gases e são esses gases que causam os principais sintomas associados à intolerância à lactose.
A intolerância à lactose pode ser uma condição temporária ou permanente. À medida que envelhecemos, produzimos quantidades menores de lactase, nesse caso, a condição é permanente. Mas quando é causada por uma infecção no sistema digestivo, a intolerância à lactose tende a desaparecer uma vez que a doença principal foi tratada.
Quais são os sintomas da intolerância à lactose?
Os sintomas costumam surgir num período que varia de 30 minutos a 2 horas após o consumo de alimentos ou bebidas que contenham uma certa quantidade de lactose.
A gravidade dos sintomas varia muito de pessoa para pessoa – algumas podem beber um copo de leite com o seu cereal favorito no café da manhã sem sentir nenhum desconforto, enquanto outras podem sentir-se muito desconfortáveis ao provar até mesmo uma quantidade muito reduzida de leite.
Os sintomas da intolerância à lactose incluem:
- Flatulência;
- Diarreia;
- Inchaço e dor abdominal;
- Cólicas;
- Azia.
Quando procurar o conselho do meu médico?
Os sintomas da intolerância à lactose são comumente confundidos com outras doenças, por possuírem sintomas muito semelhantes. É preciso consultar um médico para ter certeza de que você é realmente intolerante. Em primeiro lugar, deve-se descartar a possibilidade de alguma enfermidade gastrointestinal ser a razão dos desconfortos.
Sintomas semelhantes aos causados pela intolerância à lactose também podem ser causados por outras doenças, como:
- Síndrome do intestino irritável (SII): É um transtorno digestivo comum que afeta o intestino grosso. Os sintomas incluem cólicas, dor abdominal, inchaço, gases, diarreia, constipação ou ambos.
- Alergia à proteína do leite – O leite de vaca é composto por muitos componentes diferentes, como proteínas (caseína), vitaminas e gorduras. A reação alérgica ocorre quando o sistema imunológico identifica as proteínas do leite como uma ameaça, quando de fato elas são inofensivas. O organismo então passa a liberar substâncias químicas como a histamina – que desencadeiam os sintomas de uma reação alérgica, que incluem dores abdominais e diarreias.
Quais testes podem detectar a intolerância?
Seu médico pode confirmar o diagnóstico realizando um ou mais dos seguintes testes:
- Teste de tolerância à lactose. O teste de tolerância à lactose mede a reação do corpo após o consumo de bebidas lácteas. O exame mede a quantidade de glicose na corrente sanguínea. Se o seu nível de glicose não aumentar, significa que seu corpo não está digerindo adequadamente a lactose.
- Teste de respiração de hidrogênio. Este teste também deve ser feito depois que você consumiu bebidas com altos níveis de lactose. O teste deve ser feito pelo seu médico e irá medir a quantidade de hidrogênio em sua respiração em intervalos regulares. O excesso de hidrogênio é outro indicador de que o organismo não digeriu a lactose como deveria.
- Teste de acidez das fezes. Crianças que não podem ser submetidas a outros testes, podem fazer o teste de acidez das fezes. A fermentação da lactose não digerida cria ácido lático que pode ser detectado em uma amostra de fezes.
Quem é afetado pela intolerância à lactose?
A intolerância à lactose afeta uma grande parcela da população mundial, mas é mais comum entre descendentes de populações asiáticas, africanas e latinas.
Pode surgir em indivíduos de qualquer idade. A maioria dos casos tende a surgir entre pessoas de 20 a 40 anos, embora bebês e crianças jovens também possam ser afetados.
Como tratar a intolerância à lactose?
Além de mudanças na dieta, suplementos alimentares também podem ser úteis para aliviar o desconforto causado pela doença, uma vez que eles são capazes de melhorar a digestão de lactose.
E você? Que tal ficar por dentro das novidades sobre a intolerância à lactose? Acompanhe as novidades do nosso blog!
Referências Bibliográficas
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010442302010000200025
http://www.ufjf.br/mestradoleite/files/2013/05/DISSERTA%C3%87%C3%83O-FINAL-PDF.pdf
Fonte:http://www.ufjf.br/mestradoleite/files/2013/05/DISSERTA%C3%87%C3%83O-FINAL-PDF.pdf
https://semlactose.com/index.php/sobre-intolerancia-lactose/
Sem Comentários