11 out Comprimido orodispersível. Quais as vantagens desta apresentação?
Entenda o que é e conheça mais sobre esta alternativa!
A indústria farmacêutica, vem inovando em estratégias no desenvolvimento de formas farmacêuticas de administração oral, que visem necessidades específicas da população e aderência ao tratamento medicamentoso.
A demanda pelo desenvolvimento de novas alternativas na formulação de medicamentos e alimentos funcionais tem aumentado significativamente. Estudos indicam um aumento na biodisponibilidade (característica relacionada a eficácia do medicamento) de comprimidos orodispersíveis. Essas práticas também buscam oferecer mais segurança para o indivíduo no consumo do produto e administração de uma dosagem correta.
Dentre as várias técnicas desenvolvidas ao longo dos anos, a do comprimido orodispersível foi uma das que mais se destacou por conta da eficácia e qualidade após ingestão via oral. Que tal conhecer um pouco mais sobre as vantagens desta apresentação?
O que é um comprimido orodispersível?
O comprimido orodispersível é também chamado de comprimido de dissolução rápida, de acordo com as regulamentações da FDA (Food and Drug Administration). Ele consiste em um comprimido de formato sólido, com o princípio ativo e em contato com a língua se dissolve rapidamente, em poucos segundos.
O uso do comprimido orodispersível também descarta a necessidade de administração de água junto com seu consumo, visto que ele é facilmente absorvido pelo organismo, especialmente se posicionado logo abaixo da língua – região de mais rápida absorção do medicamento e entrega dos compostos ativos para a corrente sanguínea.
Quais tipos de compostos podem ser desenvolvidos na forma de comprimido orodispersível?
Por ser uma formulação farmacêutica estudada e desenvolvida para garantir rápida absorção, o comprimido orodispersível pode ser feito a partir de diferentes tipos de compostos.
Medicamentos são os mais comumente utilizados para essa formulação – em especial aqueles que precisam de efeitos rápidos – entretanto, é possível encontrar formulações alimentares e nutricionais com comprimidos orodispersíveis, para acelerar um possível efeito esperado após seu consumo.
Quais são as vantagens de se optar por um comprimido orodispersível?
Esse tipo de formulação de comprimido foi desenvolvido para atender a demandas que o comprimido tradicional não conseguia atuar com a mesma eficiência. Portanto, vantagem é palavra de ordem para os comprimidos orodispersíveis, uma alternativa que através da inovação, trouxe mais comodidade e bem-estar ao paciente.
Conheça as vantagens:
- Administração rápida e fácil, inclusive em pacientes com problemas de deglutição, visto que não exigem ingestão de água para seu consumo;
- Maior adesão por parte dos pacientes, por sua facilidade de uso e eficiência nos resultados;
- Absorção rápida do composto ativo pela mucosa oral (especialmente se administrado via sublingual) e também pelo trato gastrointestinal;
- Redução de demanda da atividade hepática, visto que sua absorção é feita quase que totalmente na região da boca, faringe e esôfago;
- Capacidade de desintegrar rapidamente na boca sem riscos de sufocamento ou engasgos; Redução do sabor desagradável após consumo de um comprimido;
- Permite a administração de doses maiores, caso necessário;
- Não é necessário mastigar para garantir sua absorção;
- Excelente aceitação por pacientes e médicos.
O uso do comprimido orodispersível já é uma realidade no tratamento de várias condições clínicas, como é o caso da intolerância à lactose. A enzima lactase Sensilatte, por exemplo, foi desenvolvida pela indústria farmacêutica com a formulação de comprimido orodispersível. Essa opção garante maior adesão do paciente ao tratamento, pois permite a ação no organismo em poucos segundos após o consumo. Além disso, oferece mais conforto ao consumir o produto pois não há necessidade de ingerir com água.
Você já conhecia a alternativa dos comprimidos orodispersíveis? Tem dúvidas sobre o assunto? Entre em contato com a gente e saiba mais!
Sem Comentários