09 abr É ou não é? Conheça quais são os sintomas pouco comuns da intolerância à lactose
A intolerância à lactose é uma condição clínica caracterizada pela capacidade parcial ou inexistente do organismo em digerir o açúcar do leite, chamado lactose. Isso acontece por conta da produção reduzida ou nula da enzima lactase, responsável pela quebra e decomposição desse açúcar, fazendo com que muitos de seus sintomas corporais se desenvolvam a partir de sua ingestão.
Vários destes sintomas estão relacionados a alterações no funcionamento do sistema gastrointestinal, visto que a digestão do açúcar acontece nessa região do corpo. Quando não ocorre a quebra da lactose, ela se acumula no intestino grosso e ali é fermentada por bactérias que fabricam ácido lático e gases, causando maior retenção de água e o aparecimento de diarreias e cólicas. Entretanto, existem outros sintomas que podem estar associados com essa condição e é importante conhecê-los quando for relatá-los a um médico. Que tal conferir quais são esses sintomas pouco conhecidos da intolerância à lactose?
Constipação intestinal
Quando falamos em intolerância à lactose, é natural lembrar de um sintoma gastrointestinal muito comumente relacionado a essa condição: a diarreia. A má-digestão do açúcar do leite pode ocasionar lesões na mucosa intestinal e alterações na flora que levam a quadros inesperados de diarreia.
Apesar da diarreia ser um sintoma mais comum dessa condição, existe outro sinal gastrointestinal que pode estar associado à intolerância mas que em alguns casos é negligenciado por profissionais da saúde e pacientes: a constipação. Quadros de constipação também são consequentes do desequilíbrio da flora intestinal.
Perda de peso
Uma intolerância à lactose não tratada, ou seja, com a persistência do paciente em ingerir alimentos com esse açúcar em doses não toleráveis pelo seu organismo pode, a longo prazo, levar a uma redução da capacidade intestinal em absorver nutrientes essenciais para a nossa saúde – inclusive calorias.
Por isso, a perda de peso pode ser um sintoma negligenciado da intolerância à lactose, especialmente em pacientes que não foram diagnosticados com a condição ou que não seguem orientações para controle desta carência do organismo.
Sensação de cansaço constante
Pacientes com intolerância à lactose não controlada e tratada podem ter como consequência dessa condição o desenvolvimento de maior sensação de cansaço constante. Isso acontece por falta de energia obtida pelo corpo, visto que esse indivíduo pode estar absorvendo menos nutrientes e calorias por conta dos sintomas que atingem o sistema gastrointestinal do nosso organismo.
Por isso, cansaço em excesso, quase em estado de fadiga, pode ser um sinal de que a intolerância à lactose está instalada no organismo.
Quadros de asma ou sinusite constante
Quadros avançados de intolerância à lactose não tratadas podem levar também a uma queda na nossa resposta imunológica de maneira geral. Por esse motivo, esses pacientes têm uma tendência maior a desenvolver condições relacionadas com a queda de autodefesa do organismo, como a asma ou a sinusite.
Mesmo que você reconheça um desses sintomas no seu dia a dia, é importante reforçar que apenas um profissional da saúde pode identificá-los como consequência da intolerância à lactose presente no organismo. Por isso, sempre visite um médico ou nutricionista quando alguma condição clínica persistir na sua saúde.
Você sabia que esses sintomas podiam estar relacionados a intolerância à lactose? Compartilhe conosco suas dúvidas e opiniões sobre o tema!
Sem Comentários