05 set O leite e seu papel na alimentação humana: características nutricionais e como substituí-lo
As características nutricionais do leite são essenciais para a nossa saúde. Mas por que o leite é tão importante e como fazer para não sofrer com sua substituição?
O leite é um dos alimentos mais importantes para a população brasileira. O nosso país é o quinto maior produtor de leite do mundo e é responsável por mais de 50% do volume consumido nos países do Mercosul. O Brasil é também um dos países que mais consome esse alimento no mundo. A média de consumo desse alimento por aqui chega a quase 170 litros por pessoa por ano, dados que mostram como o produto é valorizado e procurado no nosso dia a dia (para ser consumido de maneira isolada ou em receitas).
Para quem apresenta intolerância à lactose, essa é uma situação que pode dificultar ainda mais a adaptação da dieta diária, visto que a retirada dos produtos lácteos é uma alternativa para essa condição clínica.
Mas por que o leite é tão importante do ponto de vista nutricional? E o que fazer para não sofrer as consequências da retirada dele da alimentação?
Leite: um alimento essencial!
A importância do leite pode ser avaliada em vários aspectos diferentes. Do ponto de vista nutricional, o leite é um alimento que conta com uma grande quantidade de nutrientes que atuam de maneiras completamente diferentes no organismo humano. Exatamente por isso, muitos profissionais da área da saúde e alimentação contam com esse alimento para promover uma vida saudável para a população do país.
É possível ainda desenvolver tipos diferentes de leite e produtos lácteos enriquecidos com nutrientes que são de mais difícil consumo, como as gorduras ômega ou maior concentração de vitaminas e minerais. Esses produtos ajudam a alcançar as necessidades nutricionais diárias para um indivíduo saudável.
Alimento rico em cálcio, proteínas e vitamina D
O leite é um poderoso alimento com altos valores nutricionais. Seu nutriente mais conhecido e valorizado é o cálcio, encontrado em altos volumes na composição desses produtos. Entretanto, o leite apresenta outras características nutricionais importantes:
- Alimento rico em Vitamina D;
- Fonte importante de proteínas de alto valor biológico;
- Rico em gorduras essenciais para a manutenção da saúde humana.
Todos esses nutrientes apresentam boa biodisponibilidade nos alimentos lácteos, permitindo que sua absorção seja facilitada pelo organismo humano.
Outros alimentos podem ajudar a repor a carência do leite
Pode ser necessária a substituição do leite na rotina de um indivíduo que não consegue digeri-lo de maneira adequada (como acontece com os intolerantes à lactose e os alérgicos à proteína do leite). Muitas opções de produtos de origem animal e vegetal podem fornecer os volumes adequados de vitamina D, cálcio, proteína, gorduras saudáveis e outros nutrientes para o indivíduo que não consome leite.
Peixes como o salmão, a sardinha e o atum são boas opções de proteína, vitamina D e gorduras saudáveis, e vegetais como o feijão, o brócolis e a soja atuam como bons repositores do cálcio e também do volume proteico.
Outra boa opção para garantir a ingestão dos nutrientes encontrados no leite é optar por versões de alimentos lácteos sem lactose (indicados para os intolerantes à lactose), ou pelo uso da enzima lactase em comprimidos, que pode ajudar na digestão desses alimentos.
A substituição do leite é hoje uma realidade que está ao alcance de qualquer pessoa, graças aos avanços dos conhecimentos em nutrição e composição de alimentos.
Você teve que tirar o leite da alimentação? Como fez para adequar a sua dieta a essa necessidade nutricional? Conte para a gente!
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
http://www.nupel.uem.br/importancia.pdf
https://www.healthline.com/health/food-nutrition/experts-is-milk-good-for-you#2
Sem Comentários