Síndrome do intestino irritável e intolerância à lactose tem relação?

Síndrome do intestino irritável pode ser influenciada pela intolerância à lactose. Entenda!

Se você foi recentemente diagnosticado com um quadro de intolerância à lactose, já deve ter ouvido falar sobre a Síndrome do intestino irritável em alguma visita ao gastroenterologista.

Essa é uma condição muito levada em consideração na avaliação de pacientes que se queixam de sintomas gastrointestinais que persistem por um período de tempo. Mas existe alguma relação entre ela e o diagnóstico da intolerância à lactose? Abordamos mais sobre o assunto no artigo abaixo.

Síndrome do intestino irritável: o que é isso?

A Síndrome do intestino irritável é um quadro clínico classificado por um conjunto de sintomas que atingem o sistema gastrointestinal de maneira crônica e recorrente.

O diagnóstico da síndrome é feito a partir do relato e identificação de vários sintomas e a exclusão de outros fatores que podem estar associados a algum outro quadro clínico que atinge esse órgão (como uma doença celíaca, uma diverticulite, uma infecção ou um câncer de cólon).

Como identificar essa condição?

A Síndrome do intestino irritável pode ser identificada com a percepção de vários sintomas que atingem a saúde desse órgão: presença de diarreia ou constipação, dores abdominais e inchaço na região, associado a outros critérios que são levados em consideração pelo médico gastroenterologista.

Esses critérios que ajudam no diagnóstico são:

  • Sensação de melhora dos sintomas após defecar;
  • Alteração na forma das fezes;
  • Sensação de evacuação incompleta e urgência para defecar;
  • Quadros de ansiedade ou depressão.

O que causa a doença?

Como afirmamos no início desse artigo, essa síndrome não é uma condição de fácil identificação, sendo necessária avaliação mínima com história, exame físico e exames complementares.

Acredita-se que existe uma relação entre alterações na motilidade intestinal, aumento de bactérias patogênicas no órgão e quadros de alergia, estresse e intolerâncias alimentares. Uma dessas condições isoladas – ou associadas – podem levar ao desenvolvimento da Síndrome, que precisa ser acompanhada de perto por um médico para seu tratamento eficiente.

Qual o papel da intolerância à lactose nessa síndrome?

A doença pode contar com vários fatores que levam ao seu desenvolvimento, mas a intolerância a lactose pode ter papel importante nesse diagnóstico.

Muitos pacientes que chegam ao consultório do médico com queixas relacionadas à síndrome apresentam também algum tipo de alergia e intolerância alimentar – como acontece com a lactose, por exemplo. Por isso, um dos passos importantes do tratamento dessa condição, para evitar o agravo ainda maior da doença é fazer uma dieta livre desse açúcar do leite e outros carboidratos que podem ser prejudiciais para a saúde intestinal (os FODMAPS).

O médico, portanto, deve atentar-se a esse tipo de análise ao fechar o diagnóstico da síndrome, para poder fazer uma adaptação alimentar para o paciente que ajude a evitar a evolução dos sintomas.

Síndrome do intestino irritável e intolerância à lactose podem ter uma grande relação, mas é importante garantir essa confirmação com a avaliação e diagnóstico do médico responsável por seu acompanhamento.

Você conhecia essa relação entre as duas condições? Conte para a gente!

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

https://academic.oup.com/ajcn/article/67/4/710/4666065

https://journals.lww.com/eurojgh/Abstract/2001/03000/Irritable_bowel_syndrome__is_the_search_for.1.aspx

http://europepmc.org/abstract/med/7548919

http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0872-81782007000400002

https://semlactose.com/index.php/2011/06/28/sindrome-do-intestino-irritavel/

Sem Comentários

Publicar um comentário